capitulo


Introdução

A intervenção numa qualquer obra existente tem sempre alguns aspectos particulares. Cada caso é um caso apesar das semelhanças entre muitas das anomalias e intervenções.

A inspecção e avaliação do estado de conservação e segurança são sempre específicos para cada obra.

Entendemos assim que é interessante para concluir este livro apresentar um conjunto de casos de estudo que ao longo dos anos foram constituindo a experiência acumulada do autor no domínio da reabilitação de pontes.

Atendendo à extensão deste trabalho optámos por apresentar apenas em formato digital fichas de síntese de tais intervenções, complementadas com textos publicados em revistas ou conferências ou textos preparados para este livro.

Todos os exemplos apresentados correspondem a projectos com obras de reabilitação concluídas. Apresentam-se intervenções em pontes de alvenaria, intervenções em pontes com tabuleiro em estrutura metálica e intervenções em pontes de betão.

As datas do projecto original e da construção são nalguns casos de difícil definição, porquanto demoraram alguns anos e nem sempre se encontra referência precisa sobre estas datas. As datas indicadas correspondem à data de conclusão do projecto e da obra, podendo no entanto verificar-se pequenas diferenças à data efectiva de conclusão desses trabalhos.


Localização de Pontes Reabilitadas

Contactos

Email: julio.appleton@a2p.pt


Outras Obras do Autor

O livro Estruturas de Betão, da concepção à execução trata, em dois volumes, do comportamento das estruturas, das bases de cálculo, da análise e do dimensionamento, da durabilidade, da pormenorização, do projecto sísmico, do projecto das fundações e da segurança ao fogo. O documento está formulado de acordo com os eurocódigos e euronormas.